O filme, A Lista de Schindler , conta a verdadeira história de Oscar Schindler, um empresário alemão que contratou alguns judeus para trabalhar para ele. Quando viu os nazistas entrarem em um de seus guetos e abaterem essas pessoas a sangue-frio, Schindler ficou profundamente comovido e decidiu passar o resto de sua vida tentando salvar o povo judeu. E ele teve bastante sucesso.

No final do filme, a guerra havia terminado, a fábrica de Schindler havia fechado e ele havia salvado mais de mil judeus. Mas Schindler lamentou ao seu contador e parceiro de negócios Itzhak Stern que ele desejava ter feito mais. Ele sentiu que não fez o suficiente.

Há uma citação célebre que se encaixa bem aqui,

“Sou apenas um, mas sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E o que posso fazer, devo fazer. E o que devo fazer, pela graça de Deus, eu farei. ” Edward Hale

Um jovem pode desistir de uma carreira promissora, para ser missionário em um país sub desenvolvido e as pessoas dirão: “Que desperdício”. Ou então, você pode desistir de certos prazeres e atividades porque não quer entorpecer a sua vida espiritual, e alguns dirão: “Que desperdício! Você não sabe o que está perdendo”. Ou então, você entende que vale a pena investir financeiramente na obra do reino de Deus e passa a contribuir fiel e regularmente para isso. Mas alguns vão dizer: “Que desperdício. Você deveria ter guardado para si”.

Ou então, você pode simplesmente viver para si e fazer o que bem entender com sua própria vida, e Deus dirá: “Que desperdício…”

Precisamos fazer o que pudermos enquanto pudermos, porque acredito que quando chegar o último dia, desejaremos ter feito mais.

Amém!