Prosperidade é uma palavra muito popular hoje em dia. Alguns pregadores falam muito sobre prosperidade, e, às vezes, nos referimos a ela como a “teologia da prosperidade”.
Essa é a ideia de que, basicamente, Deus quer que todos estejam em perfeita saúde o tempo todo, que a doença seja algo sempre fora da vontade de Deus e que, se você ficar doente, deve apenas reivindicar saúde a Deus e ficará imediatamente bom. Também é a ideia de que Deus quer que você seja muito rico.
Mas, será que é isso mesmo? Então deixe-me dizer-lhe que não é isso que a Bíblia ensina.
A Bíblia não diz que todos devemos viver em extrema pobreza e não ter nada. Mas a Bíblia diz que a definição de prosperidade para Deus pode ser diferente da nossa definição. Prosperidade não significa necessariamente que tudo está como queremos ou pensamos. Prosperidade significa que você está debaixo da vontade de Deus.
Cerca de cinco anos antes de viajar para Roma, o apóstolo Paulo escreveu aos crentes de lá e disse: “Em minhas orações peço que agora, finalmente, pela vontade de Deus, seja-me aberto o caminho para que eu possa visitá-los” (Romanos 1:10). A versão Almeida traduz “[…] se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco.”
Ou Seja, Paulo estava dizendo aos crentes em Roma: “Eu quero ir vê-los e estou orando por uma jornada próspera.”
Paulo orou por uma jornada próspera para visitar os crentes em Roma, e ele conseguiu exatamente isso. Alguns podem dizer: “Como assim? Houve um naufrágio e uma tempestade.”
Exatamente. Mas ele estava debaixo da vontade de Deus e, tinha entendimento sobre disso.
Amém!