Nabucodonosor até poderia mudar os seus nomes, mas não poderia mudar os seus corações. Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego tinham um Deus a servir e um compromisso a honrar.
O poderoso rei fez um chamado aos jovens mais nobres de Israel. Ele queria os melhores. Ele queria submetê-los a uma mudança radical nos moldes da Babilônia. E queria que eles abandonassem o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, que servissem os deuses da Babilônia.
A antiga Babilônia era uma maravilha aos olhos, com uma opulência exorbitante. Porém, não havia adoração ao SENHOR naquele lugar. Todos tinham um absoluto medo do rei Nabucodonosor.
Muitos comentaristas da Bíblia acreditam que Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego estavam com idades ao redor de 14 a 19 anos. Era bons garotos judeus que haviam sido criados por seus pais nos caminhos de Deus. Mas o seu mundo, da maneira como o conheciam, havia mudado do dia para a noite.
Separados de suas famílias, foram colocados em uma cultura estrangeira de paganismo e luxo sem precedentes. Até aquele momento, eles haviam vivido em condições simples. E de repente, eles se encontraram no palácio do homem mais poderoso da terra naquela época.
Pode ser que o seu mundo tenha mudado recentemente. Que você estivesse indo numa certa direção e de maneira inesperada encontrou-se indo para outro caminho. Ou ainda tenha começado a viver em um lugar que seja completamente desconhecido até o momento, que não dê suporte a nenhum valor cristão. Pode ser que o seu trabalho o tenha feito mudar de cidade ou até de país.
Aqui está o que você precisa saber: Seja lá aonde for, Deus vai com você. Ele não mora em um único lugar. Ele está presente com Seus filhos. E Ele não esqueceu de você e quer que você nunca se esqueça disso.
Hoje é um dia muito especial para o seu coração transbordar de alegria na presença do SENHOR.
Amém!