Há leis que governam tudo o que fazemos na vida. Há a lei da gravidade, descoberta por Newton, que basicamente diz que as coisas tendem a cair. Ou, colocando de outra forma, que o que sobe tem que descer.
Há também a lei da termodinâmica, que descreve o movimento da energia e como a energia cria movimento. E, claro, a lei de Murphy, que diz que qualquer coisa que pode dar errado dará, geralmente no pior momento.
E então há a lei Bíblica do plantar e colher, que encontramos em Gálatas 6:7-8: “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.”
Há um lado negativo e um lado positivo nessa lei. Se você semear para a carne, vai colher corrupção. Você pode pensar que consegue escapar disso, mas não.
Mas você também colherá do que plantou para os propósitos de Deus. À medida que o tempo passar, você vai olhar para os amigos com os quais costumava conviver e fazer coisas junto, e então vai olhar para a sua própria vida e dirá: “Obrigado Senhor, realmente não perdi nada.”
Enquanto os outros semearam ervas selvagens, você semeou sementes espirituais. Enquanto os outros buscaram somente diversão, você buscou a fé. Enquanto outros buscaram festas, você buscou a oração. Enquanto outros buscaram puro prazer sexual, você buscou pureza sexual. Enquanto outros buscaram este mundo, você buscou o próximo mundo. Enquanto outros, colherão corrupção, você colherá vida.
Semeie no Espírito e você colherá vida que durará para sempre. Nós colheremos o que plantarmos, enquanto seguidores de Jesus.
Nenhum de nós é o que era. Nossas colheitas vão nos melhorando ou piorando.
Como você se sente hoje, melhor ou pior que antes?
Amém!