Em Romanos 7:24 o apóstolo Paulo expressa um clamor profundo: “Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” Essa angústia reflete a luta interna do ser humano contra o pecado. Ele reconhece que, por si só, não pode se libertar dessa condição.
Desde a queda do homem, a natureza humana foi corrompida pelo pecado. Como Davi declarou em Salmos 51:5: “Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.” O pecado nos separa de Deus e nos faz escravos de uma vida dominada pela carne.
No entanto, Paulo não termina sua mensagem no desespero. No versículo seguinte, ele declara: “Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor!” (Romanos 7:25). A resposta para a nossa condição miserável está em Cristo. Jesus veio ao mundo para libertar o homem dessa escravidão. Ele disse em João 8:36: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” Essa liberdade é possível por meio de Sua graça e sacrifício na cruz.
O pecado nos condena, mas a graça de Deus nos justifica. Romanos 8:1 afirma: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” O Espírito Santo nos capacita a vencer a carne e a viver em novidade de vida.
Se você tem lutado contra sua natureza pecaminosa, lembre-se de que a vitória não está na sua força, mas na obra redentora de Cristo. O clamor de Paulo é o clamor de todo pecador consciente de sua fraqueza. Mas a resposta de Deus é graça, libertação e vida eterna em Cristo Jesus!
Adesa – Um Projeto de Vida