A oração é um privilégio incrível, mas uma coisa que pode interrompê-la é o pecado não confessado. Em Isaías 59:2 Deus diz: “as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá.”

À medida que recebemos o perdão de Deus, precisamos perdoar os outros. Jesus disse: “Portanto, se você estiver apresentando a sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que o seu irmão tem algo contra você, deixe a sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com o seu irmão; depois volte e apresente a sua oferta” (Mateus 5:23-24).

Há algumas pessoas com as quais você simplesmente não consegue se reconciliar, não importa o quanto tente. Chegará um momento em que você terá feito tudo o que é possível, e então dirá: “Eu tentei. Fiz o que Jesus me disse para fazer. Eu me aproximei daquela pessoa para me reconciliar, mas ela se negou.”

A Bíblia diz: “Façam todo o possível para viver em paz com todos” (Romanos 12:18). E, nem sempre é possível. Algumas pessoas simplesmente não querem estar em paz. Mas pelo menos você tentou. Você pode voltar a seu Pai Celestial e dizer: “Eu tentei a reconciliação.”

E quando alguém lhe ofender? Perdoe. Quando você armazena toda a mágoa e amargura dentro de si, aquilo lhe consome. Se recusar a perdoar alguém é como beber veneno de rato e esperar que o rato morra. Quando você não perdoa, você está se envenenado com raiz de amargura. Perdoe assim como Deus o perdoou em Cristo.

Amém!