Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. (João 8:36)

Deus nos chamou para a liberdade, mas essa liberdade não é uma licença para viver de maneira irresponsável. A verdadeira liberdade não significa fazer tudo o que se quer, mas ser capaz de escolher o que é certo, justo e bom. Quando Deus nos deu o livre arbítrio, Ele não nos entregou um poder absoluto sobre tudo, mas a capacidade de tomar decisões que moldam nosso caráter e destino. A liberdade que Ele nos oferece é, portanto, uma responsabilidade.

Quando lemos a parábola do filho pródigo percebemos que uma das coisas que aquele jovem queria era ser livre da casa do pai. E ele conseguiu. No entanto, longe da casa do pai, O filho logo percebeu que liberdade sem responsabilidade torna a vida inviável. Somos livres e a liberdade que Deus nos dá é tão perfeita que, assim como o filho pródigo, podemos escolher inclusive viver longe DELE. Mas quando deliberadamente nos afastamos da presença do Pai, somos aprisionados pelas armadilhas do pecado. Portanto, cuidado com aquilo que você faz com sua liberdade.

A responsabilidade que acompanha essa liberdade é fundamental para o equilíbrio da vida. Quando somos livres para agir, devemos também ser responsáveis pelas consequências de nossas ações, sejam elas boas ou ruins. Cada escolha que fazemos tem um impacto. Quantas pessoas usaram de forma irresponsável sua liberdade e hoje estão escravizadas pelos vícios, pornografia e outras coisas mais…

Em Cristo, somos chamados a ser livres. Mas que possamos entregar nossa liberdade nas mãos de Deus e dizer: Seja feita a tua Vontade assim na terra como no céu. Vivendo assim, debaixo do Senhorio de Cristo, vamos conseguir desfrutar da mais plena liberdade que Deus tem para nós.

Adesa – Um Projeto de Vida