E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. (Apocalipse 21:4)”
O pão do dia hoje chega para nós com um sabor agridoce e é dedicado a uma pessoa que impactou profundamente a vida de cada um de nós ali na ADESA. Marcelino, o pão do dia de hoje é inspirado na sua vida
Esta é uma mensagem que não gostaria de escrever…, mas preciso. É o momento de nos despedirmos de você por um tempo. Adeus? Não! É só um até breve mesmo, mas que “até breve” difícil de sair da garganta.
Você foi, aliás, você é um dos maiores exemplos de resiliência e força que conhecemos. Mesmo nos momentos mais difíceis do processo de enfrentamento do câncer, você sempre esteve com um sorriso no rosto e uma palavra de gratidão nos lábios. Que privilégio tivemos em desfrutar da sua presença por esse tempo.
Marcelino, esse texto não é um obituário. Obituário fala de morte e essa palavra não combina nada com você. Essa mensagem é antes de tudo uma celebração à sua vida e às lições que aprendemos com você: E Quantas lições tivemos:
Seja grato sempre – Com você aprendemos que a palavra gratidão não está condicionada às circunstâncias. A Bíblia nos recomenda a “Em tudo dar graças”. Consegue imaginar alguém grato pelo câncer? Até nisso ouvimos de você palavras de gratidão. No dia que você se internou no hospital de apoio a primeira mensagem que recebi de você dizia: “Gratidão ao eterno Deus. Deus está no controle de tudo!”
Celebre suas vitórias (mesmo que sejam pequenas): Cada pequena melhora, cada dia a mais de vida, cada visita recebida sempre foram motivos de celebração. E como não se emocionar na última vez que você serviu a ceia? No final do culto ouvir de você sobre sua satisfação de ter conseguido cumprir pela última vez a sua tarefa, mesmo com todas as dores que estava sentindo.
Seja forte – Como se esquecer de quando você decidiu ir para a leitura da Bíblia mesmo já estando tão debilitado? Sugerimos gravar um vídeo com você lendo, mas com a determinação e firmeza de sempre você disse: “Não! Se amanhã eu vou estar o dia inteiro no hospital fazendo exames, porque não posso estar 30 minutos na igreja lendo a Bíblia?”
Seja Perseverante – Desistir? Jamais! Entregar os pontos? De jeito nenhum! Paulo nos afirma que a perseverança é um produto direto das tribulações. E como você conseguiu extrair das suas batalhas tanta perseverança, experiência e esperança.
Sorria sempre – O câncer conseguiu ferir, debilitar e enfraquecer o seu corpo. Mas nunca conseguiu tirar de você uma das suas características mais marcantes: Sua capacidade de sorrir. Mesmo no nosso último encontro, pouco tempo antes de sua partida, tiramos nossa tradicional foto e você como sempre sorrindo.
Hoje é um dia de choro e coração apertado para toda a família ADESA. É claro que cremos na vida eterna e na certeza de nos reencontrar no céu. Mesmo assim estamos chorando. Choramos porque a terra ficou um lugar mais triste sem você. Choramos porque a sua ausência deixou um buraco nos corações de todos nós.
Como nos fará falta o seu sorriso, sua alegria, suas palavras de fé, sua força de vontade (e para nós do púlpito, aquela água de coco geladinha). Você combateu o bom combate, acabou a carreira e guardou sua fé. Chegou a hora do descanso guerreiro. Vá em Paz Marcelino, irmão, pai cuidadoso, filho zeloso, marido amoroso… Vai em paz amigo…
Sua missão foi plenamente cumprida… Até breve…
Adesa – Um Projeto de Vida