Por Mateus Pereira

O rei me disse: “O que você gostaria de pedir?” Então orei ao Deus dos céus e respondi ao rei: “Se for do agrado do rei e se o seu servo puder contar com a benevolência do rei, que ele me deixe ir à cidade de Judá, onde meus pais estão enterrados, para que eu possa reconstruí-la.” (Neemias 2:4-5)

Neemias foi um judeu exilado que servia como copeiro do rei persa Artaxerxes. Ao saber que os muros de Jerusalém estavam destruídos e a cidade em ruínas, ele sentiu grande tristeza e pediu permissão ao rei para retornar a Jerusalém e liderar a reconstrução das muralhas.

Com muita persistência, Neemias conseguiu reconstruir toda a muralha de Jerusalém em 52 dias, além de organizar o povo, restaurar a segurança da cidade e promover uma renovação espiritual com a leitura da Lei e o arrependimento dos corações. No entanto, isso não durou muito tempo, pois Israel voltou a desobedecer às Leis de Deus.

Mas, e o “Projetando 2025”? Como isso se relaciona? Responderemos a essa pergunta com 7 verbos:

1. Ouvir (Neemias 1:2-3)
Assim como Neemias escutou o pedido de socorro de seu irmão, escute o que Deus está falando em sua vida. Analise o contexto ao seu redor, entenda as necessidades da sua vida, família e amigos para que seus planos sejam bem-sucedidos.
“Meus amados irmãos, tenham isto em mente: sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.” (Tiago 1:19-20)

2. Sentir (Neemias 1:4)
Permita-se sentir a responsabilidade do que precisa ser feito, com compaixão e propósito. Se é necessário pedir perdão, peça. Se é necessário resolver algum problema, resolva, antes que isso gere rachaduras em sua muralha no ano de 2025.

3. Orar (Neemias 1:4-11)
Antes de traçar planos, ore e peça sabedoria a Deus. Submeta seus sonhos e objetivos à vontade divina. Separe momentos de oração e reflexão para buscar clareza sobre os planos de Deus para sua vida.

4. Planejar (Neemias 2:4-8)
Estabeleça metas claras e organizadas, considerando os recursos, prazos e ações necessárias para alcançar seus objetivos. Lembre-se:
“Planejar segundo a vontade de Deus é confiar que Ele guia nossos passos, alinhando nossos sonhos com os Seus propósitos divinos.”

5. Relacionar (Neemias 2:17-18)
Envolva pessoas que possam ajudá-lo a alcançar seus objetivos, os irmãos em Cristo. Compartilhe sua visão e construa relacionamentos que fortaleçam seus planos, pois a unidade não é apenas sobre nos relacionarmos, tem a ver com “testemunhar” que Deus está em nós.
“E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste” (João 17:21)

6. Perseverar (Neemias 4:6-9)
Esteja preparado para desafios e críticas no próximo ano. Persevere, confiando em Deus e mantendo o foco no que foi planejado. Todos nós, em algum momento, pensamos em desistir, mas lembremos:
“No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33)

7. Celebrar (Neemias 12:27)
Celebre cada conquista ao longo do ano. Reconheça a bondade de Deus e compartilhe os momentos de vitória com aqueles que estiveram ao seu lado.

Ao analisar esses 7 verbos, podemos identificar quais muralhas precisam ser restauradas e fortalecidas para que tenhamos um 2025 abençoado. Neemias conseguiu restaurar Jerusalém apenas temporariamente, mas Deus nos trouxe uma restauração eterna em Cristo Jesus.

Reconstrua sua muralha em DEUS!

ADESA – Um projeto de vida.