E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança;
e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.
Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado. Romanos 5:1-5
Tribulação e esperança são dois conceitos intrinsecamente ligados na jornada humana. A tribulação, com suas dificuldades e desafios, pode ser um momento de profunda dor e incerteza. No entanto, é justamente nesses momentos que a esperança se revela como um farol de luz, iluminando o caminho para um futuro melhor.
A esperança não é apenas uma atitude otimista; é uma escolha deliberada de confiar em um propósito maior. Ela nos permite enfrentar as adversidades com coragem e resiliência, sabendo que não estamos sozinhos. Podemos confiar na esperança porque ela está alicerçada na maior de todas as promessas da Bíblia: O Infinito Amor de Deus: Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado. Portanto:
1. Entenda seus sofrimentos: Reconheça a dor e a frustração, mas não se deixe consumir por elas. No meio disso tudo tente compreender o propósito de Deus.
2. Busque apoio: Encontre conforto na família, amigos, na sua comunidade de fé. Deus nos diz que não é bom o homem estar só.
3. Cultive a gratidão: Em tudo dai graças. Encontre motivos para agradecer mesmo nos momentos difíceis.
4. Mantenha a fé: Confie em um propósito maior e na promessa de um futuro melhor.
A esperança tem o poder de transformar nossa perspectiva, permitindo-nos ver além das circunstâncias atuais. Ela nos inspira a lutar e a perseverar. A esperança não ignora a realidade, mas nos dá a força para enfrentá-la com dignidade e coragem.
Em meio à tribulação, a esperança que Deus nos dá é uma grande aliada. Ela nos lembra que ainda que nossa força seja pequena temos ao nosso lado o Deus Onipotente. Ainda que nosso conhecimento seja limitado, temos ao nosso lado o Deus Onisciente e ainda que muitas vezes possamos sentir-nos sós, temos a convicção de termos ao nosso lado o Deus Onipresente.
“Nunca perca a esperança e a confiança em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Por mais que as circunstâncias estejam dando ao contrário do que você queria. Confie em Deus. Ele jamais irá nos abandonar”. (Marcelino Chaves)
Por Fabiano Borges & Marcelino Chaves
Adesa, um projeto de vida!