Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. (Ezequiel 34:4)
Neste texto bíblico o profeta Ezequiel tem a visão de um vale cheio de ossos secos, simbolizando a nação de Israel que estava destruída e sem esperança.
Neste momento entra em cena o poder transformador da Palavra. Ao som da palavra, os ossos começam a se juntar, cobrindo-se de tendões, carne e pele, mas ainda não há vida. Então, Deus ordena que se profetize ao espírito, e ao seu comando, o espírito entra nos corpos, e eles ganham vida, levantando-se como um exército poderoso.
Esta visão simboliza a restauração do povo de Israel, que, embora estivesse disperso e sem esperança, receberia a promessa de um recomeço. Deus declara: “Eis que abrirei os vossos sepulcros e vos farei sair dos vossos sepulcros, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.”
Esse texto também pode ser aplicado à vida daquele que vive longe de Deus. Uma existência sem Deus é desprovida de vida e significância. No entanto, quando a Palavra de Deus é aplicada e aceita o quadro de desesperança começa a se transformar. A Presença de Deus gera vida. O próprio Cristo nos assegura que Ele veio para que tenhamos vida e vida em abundância. (João 10:10)
Este texto nos ensina que mesmo nas situações mais desesperadoras, Deus pode trazer vida e restauração. Ele renova as esperanças, trazendo alívio e cura aos corações oprimidos. O vale de ossos secos é um símbolo de ressurreição, mostrando que, no agir de Deus, a morte é vencida e a vida triunfa. Podemos confiar que, onde há fé, o Senhor pode transformar qualquer situação de ruína em um testemunho de sua graça e poder.
Adesa – Um Projeto de Vida