Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Ef 2:8-9)

Nos 3 primeiros capítulos de Romanos você terá um vislumbre completo da condição humana – a condição de toda a pessoa que já andou na face da terra: somos todos pecadores.

Paulo descreve 3 tipos de pessoas no mundo: o Hedonista – aquele que vive no mundo em busca do prazer a da satisfação pessoal; O Julgamentalista – a pessoa que se vê como basicamente “boa” através da comparação com outras pessoas “piores”; e o Legalista – A pessoa que tenta alcançar o favor de Deus por meio do próprio esforço.

Embora esses 3 indivíduos possam parecer bastante diferentes, eles na verdade são muito parecidos: Todos estão separados de Deus e nenhum está pedindo ajuda. O primeiro satisfaz suas paixões, o segundo monitora o seu próximo, e o terceiro se apoia nos próprios méritos. Auto-Satisfação. Auto-Justificação e Auto-Salvação. Todos se acham Auto-Suficientes.

O que nos separa de Deus é o pecado, não somos suficientemente fortes para removê-lo e não somos bons o bastante para apagá-lo. Precisamos aceitar a graça que nos foi oferecida por Jesus na cruz do calvário. Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. (II CO 5:19;21)

O sacrifício foi o de Cristo, o mérito é de Cristo. Portanto, basta aceitar o presente que lhe foi oferecido. O preço foi alto, mas já foi totalmente pago. Apenas creia no Senhor Jesus e serás salvo: Tu e a tua casa (At 16:31).

Mensagem inspirada no livro “Nas Guarras da Graça” do escritor Max Lucado

Adesa – Um Projeto de Vida