Hebreus 11:13, nos traz uma sentença que para muitos pode soar como o fim; uma sentença referente a alguns dos maiores nomes da Bíblia, pois esse verso afirma que Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sara morreram… “Todos esses morreram”. Porém a continuação da primeira sentença lança uma luz de esperança sobre a escuridão da morte, pois ela afirma que “Todos esses morreram NA FÉ”. Não morreram no desespero, na angústia ou na tristeza; mas morreram na fé e vendo a “promessa” e “confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra”.
Sendo assim, devido ao fato de terem morrido na fé, esses heróis “aspiram uma pátria superior” (Hebreus 11:16). Observem o tempo verbal dessa afirmação, pois ela não diz que os heróis aspiravam (passado), mas aspiram (presente). Ou seja, eles ainda desejam a pátria superior, a morte para esses não foi o fim, mas o início de uma nova vida. Por isso, continua o verso 16, Deus:
– Não se envergonha deles,
– Tem prazer de ser chamado seu Deus e
– Lhes preparou uma cidade.
Portanto estabeleçamos a nossa fé em Deus, sejamos seu amigo e desejemos ardentemente a pátria superior, pois, os que assim almejam, terão o privilégio de ouvir o Rei do Reis dizendo: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”. (Mateus 25:34 ACF)
Obs: herança é riqueza deixada de Pai para filhos.
ADESA, um projeto de vida