E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pequena fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. (Mateus 8:26 – ARC)

O medo corrói nossa confiança na bondade de Deus. Começamos a nos perguntar se o amor habita os céus e se Deus pode dormir em nossas tempestades. Se Ele permite tempestades depois de entrarmos em seu barco, Ele se importa?

E você consegue imaginar uma vida sem medo? Essa é a possibilidade por trás da pergunta que Jesus faz aos Discípulos durante uma tempestade no mar: Porque vocês estão com medo?

Nossa primeira reação a esse questionamento é perguntar se Jesus está falando sério, pois a Bíblia afirma que o barco estava prestes a afundar. Portanto o medo dos Discípulos era legítimo. Mas a pergunta de Jesus também era, uma vez que seu comando mais comum emerge do lema “não tema!”. Os evangelhos listam esse imperativo 21 vezes. Ele sempre está nos mandando ter coragem. Vejamos alguns exemplos:
– Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos. (Mateus 10:31);
– Não temas; crê somente, e será salva. (Lucas 8:50);
– Tende bom ânimo, sou eu; não temais. (Mateus 14:27).

Jesus não quer que você viva em um estado permanente de medo. Por isso Ele lida com qualquer grande tempestade com grande calma, deixando qualquer mar tão calmo quanto um lago congelado.

Após Jesus cessar a tempestade, os Discípulos ficaram se perguntando “Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?” (Mateus 8:27) e perceberam que não é a ausência de tempestades que nos distingue e sim quem descobrimos em meio às tempestades: um Cristo imperturbado.

Sendo assim, a Igreja ADESA lhe convida a oferecermos o nosso Ano Novo a Cristo, na certeza de que, com Ele no barco, faremos de 2025 o melhor ano de nossas vidas.

Culto da virada
31/12/2024, 21h.
Igreja ADESA Sede – Campo de Samambaia Sul

Amém!

ADESA, um projeto de vida.

Fonte: Livro “Sem medo de Viver” – Páginas 11 a 22 – Max Lucado