Fé é crer com ação. Fé é algo vivo e que não descansa. Fé é algo que se move e simplesmente não pode ficar inoperante. Temos que usar a nossa fé – colocá-la em ação.
De fato, fé é como um músculo e o jeito de se fortalecer um músculo é através de seu uso. Você o rompe e o reconstrói. E, se não usá-lo, ele atrofia.
Da mesma forma, se você não usar a sua fé, ela poderá se tornar apática. Fé deve ser usada para continuar ativa em sua vida. De onde vem a fé? Vem da Palavra de Deus. Vem do estudar e crer na Sua Palavra. Vemos em Romanos 10:17 que *“Consequentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.”* Assim, ao ouvirmos a Palavra de Deus, a nossa fé cresce.
Ao mesmo tempo, se não usamos a nossa fé, nós a veremos ficar mais fraca. Quando analisamos a fundo, notamos que a fé pode fazer a diferença entre o acontecer e o não acontecer. Deus é quem faz o trabalho, mas Ele trabalha por meio de pessoas. E Ele está a procura de pessoas que andem pela fé.
Quando os israelitas estavam cruzando o Rio Jordão, entrando na Terra Prometida, Deus poderia ter separado as águas para que eles o atravessassem, da mesma forma que fez no Mar Vermelho. Ao invés disso, *“Assim que os sacerdotes que carregavam a arca da aliança chegaram ao Jordão e seus pés tocaram as águas, a correnteza que descia parou de correr […] escoaram totalmente. E assim o povo atravessou o rio em frente de Jericó”* (Josué 3:15-16). Deus quis que primeiro molhassem os pés. Deus quis que eles colocassem sua fé em ação. Assim, criamos hábitos e atitudes de fé no nosso dia a dia.
Amém!