Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. (Salmo 23:5)

Esse verso é fruto da experiência pessoal do Rei Davi, quando o Profeta Samuel foi à casa de seu pai, Jessé, a fim de ungi-lo Rei. O Profeta determinou que todos se assentariam à mesa somente após a chegada do adolescente Davi e, assim que ele entrou na residência, o Senhor ordenou ao Profeta que o ungisse Rei (1 Samuel 16:11 a 13).

A afirmação da mesa preparada na presença dos inimigos não exalta a ideia barata de triunfalismo sobre os inimigos, mas a certeza de que o Bom Pastor ordenará a benção nos “celeiros” daqueles que fazem parte do seu rebanho (Deuteronômio 28:8). Todos que estiverem próximo ao alcançado pelas bençãos do Senhor, terão o privilégio de compartilhar com esse do banquete advindo da bondade de Deus, conforme 1 Samuel 16:11:
“Envia e manda-o chamar, porquanto não nos assentaremos em roda da mesa até que ele venha aqui.”
Todos os presentes se assentariam à mesa, mesmo aqueles que criticavam, zombavam e duvidavam do menino Davi. Todos, sem exceção, tiveram o privilégio de participar do banquete preparado ao Rei Davi.

A unção na cabeça foi, nesse contexto da visita do Profeta Samuel, a sacramentação de Davi para o reinado, mas podemos interpretar também a vivência de Davi enquanto pastor de rebanhos, pois ele bem sabia que moscas e insetos permeavam as ovelhas, causando-lhes muitos males e incômodos. Sendo assim, para proteger as ovelhas, o pastor ungia a cabeça dessas com azeite. Então vinha a paz, pois esse óleo formava uma barreira de proteção contra o mal que tentava destruir o bem-estar das mesmas. Da mesma forma, o Bom pastor unge nossas cabeças com óleo e assim temos um “refúgio e fortaleza, socorro bem-presente na angústia. (Salmo 46:1)”

Sendo assim, meus irmãos e amigos, tenhamos firmes em nossas mentes e corações que às ovelhas do pequeno rebanho estão reservadas prosperidade e proteção sem limites, pois “…o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão”. (Salmo 84:11)

ADESA, um projeto de vida.