Na pregação do sábado à noite em nossa igreja o ministrante da Palavra disse a seguinte frase: “Murmuração é como se eu dissesse: Deus, no seu lugar eu faria melhor.” A murmuração reflete ingratidão e falta de fé. Ao reclamar, demonstramos que não confiamos nos planos de Deus.
A murmuração é um dos maiores impedimentos para o avanço espiritual e material de uma pessoa. Quando olhamos para a Bíblia, vemos que murmurar contra Deus pode resultar em grandes atrasos e até em perdas irreparáveis.
Um exemplo claro disso está na história do povo de Israel no deserto. Deus havia libertado os israelitas do Egito com grandes sinais e maravilhas, mas, ao invés de confiarem nEle, começaram a murmurar contra Moisés e o próprio Deus. “E disseram a Moisés: Foi por não haver sepulcros no Egito que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto?” (Êxodo 14:11)
Essa atitude de constante reclamação resultou em uma jornada de 40 anos pelo deserto, quando poderiam ter chegado à Terra Prometida em poucos dias.
Ao invés de murmurar, devemos aprender a confiar e agradecer a Deus em todas as situações. Jó, mesmo perdendo tudo, disse: “O Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1:21). Se queremos avançar na vida, devemos substituir a murmuração por gratidão e fé.
Que possamos aprender a agradecer, mesmo nos momentos difíceis, pois Deus sempre tem um propósito maior para nossas vidas. Muitos reclamam da segunda-feira. Não façamos isso! Pelo contrário, relembrando um antigo hino da Harpa Cristã, vamos iniciar nossa semana agradecendo e louvando e ao nosso Deus:
Em vez de murmurares canta um hino de louvor a Deus
Jesus quer te dar vida santa, Qual noiva, levar-te pra os céus
(Harpa Cristã – Hino 302)
Adesa – Um Projeto de Vida