“Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é por vós; fazei isto em memória de mim.” (1 Coríntios 11:23-24)

Hoje é dia que celebramos a Ceia do Senhor na Adesa. É um momento sagrado de comunhão e lembrança do sacrifício de Cristo. O texto escrito pelo apóstolo Paulo ensina que o pão simboliza o corpo de Cristo, entregue na cruz por nossos pecados. O vinho representa o Seu sangue derramado para a nossa redenção: “Sem derramamento de sangue, não há remissão.” (Hebreus 9:22)

Ao participarmos da Ceia, proclamamos a morte do Senhor e sua significância (1 Coríntios 11:26). Isso nos convida à reflexão e ao arrependimento: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.” (1 Coríntios 11:28).

Na sequência Paulo nos fala que esse autoexame serve de reflexão sobre a nossa dignidade para participar do Corpo e do Sangue do Senhor. Quando penso sobre quem poderia ser digno de participar de algo tão santo e especial, percebo que nenhum homem na terra seria digno de tamanhão privilégio. Merecedores jamais seríamos, mas a graça, o sacrifício e o amor de Deus nos dignificaram para participar dessa sublime celebração.

A Ceia nos lembra do amor de Deus e da unidade do corpo de Cristo. Devemos participar com fé e gratidão, reconhecendo que somos chamados a viver em santidade e comunhão com nossos irmãos.

Que ao tomarmos a Ceia do Senhor, possamos lembrar sempre do Seu sacrifício, renovar nosso compromisso com Ele e aguardar com esperança “até que Ele venha (I Co 11:26), e creia, Ele virá…

Adesa – Um Projeto de Vida